DIA “D” DE VACINAÇÃO SERÁ REALIZADO EM TODOS OS POSTOS DE SAÚDE NESSE SÁBADO

Por Luis Carlos Henrique

DIA “D” DE VACINAÇÃO SERÁ REALIZADO EM TODOS OS POSTOS DE SAÚDE NESSE SÁBADO

Dia “D” de vacinação contra Poliomielite e o Sarampo será realizado nesse sábado (18/08/2018) em todas as Unidades Básicas de Saúde, entre as 8h e 17h. A ação faz parte do calendário nacional da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e o Sarampo promovido pelo Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o Brasil. A campanha acontece entre os dias 06 a 31 de agosto e, tem o dia 18 de agosto como Dia “D”.

Na zona urbana a vacinação está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde – UBS. Na zona rural a vacinação está seguindo um cronograma especifico onde cada comunidade será atendida em um dia especifico.

Serão vacinadas crianças com idade entre 01 ano e 04 anos, 11 meses e 29 dias. Em Araputanga a meta é vacinar 100% das crianças nessa faixa etária, o equivalente a 945 crianças. Na atualidade, já foram vacinadas 276 crianças.

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a ausência de reflexos no segmento atingido. É uma doença grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo.

O Ministério ainda sustenta que o Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito.

“Para sensibilizar a comunidade araputanguense quanto a importância da vacinação, já afixamos faixas em vários pontos da cidade, enviamos bilhetes para os pais de crianças matriculadas nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil, concedemos entrevista para a rádio local, fizemos chamadas nas redes sociais e outras ações”, frisou José Ricardo Ribeiro, Gerente de Vigilância em Saúde de Araputanga – MT.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E O SARAMPO

CALENDÁRIO DA ZONA RURAL